Jana M. Cardwell recebe bolsa Aminah Robinson 2024

in Comunicados de imprensa 14 de novembro de 2023 2 min read

COLUMBUS, Ohio – O Greater Columbus Arts Council (GCAC), em parceria com o Columbus Museum of Art (CMA), tem o prazer de anunciar que Jana M. Cardwell recebeu a bolsa 2024 Aminah Robinson.

Projetada para celebrar o legado da artista Aminah Robinson, radicada em Columbus, a bolsa de 90 dias reconhece o trabalho exemplar de uma artista visual afro-americana residente no condado de Franklin. O artista selecionado recebe um prêmio irrestrito de US$ 15,000 mil e acesso diário ao estúdio caseiro de Aminah Robinson. A bolsa tem como objetivo oferecer tempo e apoio monetário para permitir que um artista se concentre na produção artística.

Jana M. Cardwell é um artista plástico com mais de 40 anos de experiência no mundo da arte. Morador do bairro de Shepard em Columbus, onde fica a casa de Robinson, Cardwell possui bacharelado em ilustração pelo Columbus College of Art & Design. Ela trabalhou como assistente de direção de arte na Air Waves Inc., onde supervisionou a produção artística, além de atuar como instrutora no Short-Stop Art Production Program e como professora de arte do ensino fundamental na Shepard School e na Harvest Preparatory School.

Cardwell expôs seu trabalho na 400 West Rich e foi um dos três únicos artistas escolhidos para produzir pinturas no local no evento Art for Life do Columbus Museum of Art em 2022. Ela também trabalhou para apresentar a arte às crianças durante os programas pós-escola com o Aliança de Ohio para Educação Artística.

“Estou muito grato por ter sido selecionado para a bolsa Aminah Robinson”, disse Cardwell. “Quero expandir meu trabalho, pois me lembro dela dizendo: 'Sempre trabalhe na sua arte'. Agora tenho tempo para me dedicar totalmente ao meu trabalho artístico. Estou emocionado por trabalhar em um grande estúdio de artista, onde posso criar e dar vida às minhas visões.”

Os jurados da bolsa Aminah Robinson de 2024 incluíram:

• Carole Genshaft, Ph.D., bolsista de Aminah Robinson
  • Toni Smith, Ph.D., professora assistente visitante da Universidade de Miami, bolsista da Aminah e residente em Shepard
  • Priscilla Tyson, ex-membro do Conselho Municipal de Columbus, defensora das artes e ex-residente de Shepard
  • Beverly Whiteside, artista e bolsista Aminah Robinson em 2023

A bolsa ocorrerá de 3 de janeiro a 2 de abril de 2024.

Os beneficiários anteriores de bolsas incluem Don “DonCee” Coulter (2020), Wendy Kendrick (2021), Richard Duarte Brown (2022) e Beverly Whiteside (2023).

Quando Robinson faleceu em 2015, ela confiou sua propriedade ao Columbus Museum of Art. Em 2020, o CMA e o GCAC formaram uma parceria para estabelecer uma bolsa anual e uma residência para apoiar artistas afro-americanos e homenagear o legado do querido artista Columbus. A residência oferece aos artistas afro-americanos em todo o país a oportunidade de residir e trabalhar no estúdio caseiro de Aminah, enquanto a bolsa apoia especificamente artistas afro-americanos do condado de Franklin.

Para obter mais informações sobre financiamento comunitário, incluindo diretrizes e prazos futuros, acesse www.gcac.org ou entre em contato com a equipe de Subsídios e envolvimento da comunidade em grant@gcac.org ou (614) 224-2606.

Missão do Museu de Arte de Colombo: Criar ótimas experiências com ótima arte para todos. www.columbusmuseum.org

Missão do Conselho de Artes da Grande Columbus: Apoiar e promover o tecido artístico e cultural de Columbus. www.gcac.org

O Greater Columbus Arts Council recebe grande apoio financeiro da cidade de Columbus, Franklin County Commissioners, Ohio Arts Council e The Ohio State University.

Para traduções deste lançamento e de outras páginas, consulte o menu suspenso no canto superior direito do www.gcac.org.

CONTATO: Jami Goldstein
jgoldstein@gcac.org